Vasectomia: 34 perguntas

Vasectomia: 34 perguntas!

Cirurgia de Vasectomia: vou elencar aqui algumas dúvidas recebidas por pacientes em consultório e na internet e emitir minha opinião pessoal e de estudos.

Segue o link de artigo prévio escrito que contempla o procedimento em si e sua descrição:

1. Vasectomia preço, vasectomia valor?

Essa é uma pergunta muito comum, e depende muito do hospital a ser realizado o procedimento e se terá sedação ou não, o que irá encarecer o valor.

2. A vasectomia é reversível? Vasectomia tem volta?

Sim, em todos podem ser realizadas a reversão de vasectomia, com bons resultados.

3. Vasectomia idade? Há alguma restrição?

A cirurgia pode ser feita em qualquer paciente e em qualquer idade acima de 18 anos; porém recomenda-se aos pacientes jovens que posterguem o procedimento, pois podem se arrepender em realizá-lo em idade jovem.

4. Vasectomia pode falhar?

Sim, e por isso recomendo sempre a realização do espermograma em 30 dias e 6 meses após o procedimento.

5. Vasectomia pode engravidar?

sim, sendo de suma importância manter o método preservativo até a realização do espermograma 30 a 40 dias após a cirurgia.

6. Vasectomia sus x Vasectomia particular: o que muda?

Em termos práticos, basicamente no sus a grande maioria das cirurgias será feita a nível ambulatorial, e o paciente receberá apenas anestesia local. No sus também, os pacientes devem passar por avaliação psicológica previamente à cirurgia.

7. Vasectomia cicatriz, como ela é? vasectomia onde corta?

Realiza-se incisão no saco escrotal conforme figura abaixo.

cicatriaz vasectomia

local da cicatriz da vasectomia

8. Vasectomia é 100% eficaz? Vasectomia eficácia

Eu considero que sim, o maior erro é não fazer o espermograma no pós operatório confirmando a eficácia da cirurgia.

9. Vasectomia quanto tempo de repouso?

Em torno de 3 a 4 dias é o tempo que considero ideal, para colocar gelo e restrigir esforços físicos do dia a dia, evitando assim complicações.

8. Vasectomia quem pode fazer?

Qualquer homem que deseje realizar o procedimento e seja maior de idade está apto para a realização.

9. Quem faz vasectomia ejacula menos?

Sim, pois a parte do esperma que vem do testículo para de ser incorporada ao esperma, causando assim sua diminuição.

10. Vasectomia causa impotência? Vasectomia deixa o homem impotente? Pode causar ejaculação precoce?

Negativo, não há qualquer relação.

11. Vasectomia tempo de recuperação? Vasectomia quantos dias de atestado?

Normalmente dou quatro dias de atestado para o paciente colocar gelo no local e diminuir as atividades do dia a dia para poder se recuperar e evitar maiores complicações.

12. vasectoma pode falhar depois de 7 anos?

Sim, por isso no consentimento entregue na consulta pré cirurgia é informado a todos os pacientes dessa possibilidade que se chama reversão espontânea da vasectomia. E o que seria isso? As pontas dos deferentes se ligam espontaneamente e ocorre passagem de espermatozóides de um lado para o outro.

13. Vasectomia efeitos colaterais: existe algum?

Pode ocorrer dor crônica testicular a longo prazo, fato esse descrito sempre na consulta pré-cirúrgica. Além disso, pode ocorrer diminuição do esperma, o que para alguns pacientes causa incômodo.

14. Vasectomia é irreversível?

Eu sempre digo essa frase para os meus pacientes, pois nem sempre a reversão da vasectomia irá ser efetiva.

15. Vasectomia é seguro depois de quanto tempo?

O tempo é relativo, primeiro você deve ejacular pelo menos 20x, e após isso realizar o espermograma para confirmação da efetividade da cirurgia.

16. Vasectomia desvantagens, quais são elas?

Todo procedimento cirúrgico pode levar a complicações: sangramento local, abertura de pontos, infecção, dor, hematoma. Além disso, a cirurgia esterelizadora masculina pode levar a dor crônica testicular e reversão espontânea da vasectomia em um número bem reduzido de pacientes.

17. Quem faz vasectomia não ejacula mais?

Totalmente falsa essa afirmação. O paciente continua sim a ejacular, podendo ejacular em menor quantidade.

18. Vasectomia é pecado?

Negativo, qual o problema em fazer o planejamento familiar?

19. Vasectomia doi?

Pode ocorrer dor sim durante a cirurgia ao puxarmos o deferente, e também no pós operatório.A causa dessas dores é o fato de ser uma região bastante sensível.

20. Vasectomia ou laqueadura?

Sem dúvida nenhuma a vasectomia é uma cirurgia muito mais simples e com recuperação muito mais rápida.

21. Vasectomia unilateral x bilateral: O que seria isso?

É um termo médico para se descrever a cirurgia esterlizadora masculina. Sempre vamos fazer a cirurgia nos dois lados.

22. Vasectomia anestesia: quais os tipos?

Existe a anestesia local, que é feita em todas as cirurgias e em alguns pacientes pode ser realizada a sedação como complemento, ficando o paciente mais a vontade e sem qualquer chance de perceber a dor durante a cirurgia.

23. Vasectomia inflamada/ infeccionada, como é?

Ocorre dor intensa local, podendo ocorrer saída de pus pelos pontos. Retornar ao seu urologista para avaliação.

24. vasectomia qual médico procurar, onde fazer?

Procurar sempre um urologista que irá saber tratar as complicações e tem formação para melhor explicar o passo a passo da cirurgia.

25. Vasectomia tempo de procedimento?

A cirurgia com anestesia local você gastará em torno de 30 minutos, já se houver sedação prepare-se para passar algumas horas no hospital( 3 a 4 horas em média)

25. Vasectomia urologista.

Esse é médico que deve ser procurado sempre devido a sua formação para realizar o procedimento.

26. Vasectomia bh, vasectomia pará de minas, vasectomia nova serrana.

Realizo a cirurgia em bh em diversos hospitais, com ou sem sedação.

27. Vasectomia baixa testosterona ?

Negativo, não há qualquer relação.

28. Vasectomia homem solteiro? Vasectomia jovem?

Sim, pode ser realizada, não há qualquer fator impeditivo

29. Vasectomia fica roxo?

Pode ocorrer sim, devido ao sangramento ocorrido durante a cirurgia.

30. Porque a vasectomia é um método contraceptivo?

Pois a cirurgia irá impedir o fluxo de espermatozóides, impedindo desta maneira a fecundação.

31. Vasectomia leva ponto?

Sim, utilizamos fios absorvíveis, ou seja, esses pontos irão cair com o tempo.

32. Vasectomia em bh preço? vasectomia valor bh?

O preço irá variar com o hospital e o tipo de anestesia a ser realizada.

33. Vasectomia como reverter?

Através da cirurgia de reversão de vasectomia. Clique no link para um artigo sobre essa cirurgia.

34. Cirurgia esterelizadora masculina, o que é?

É a mesma coisa que vasectomia.

caso tenha interesse em outros assuntos relacionados da urologia segue link

Estou a disposição para avaliação e desejo de cirurgia de vasectomia. Caso necessite um urologista BH , urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana ou urologista Pará de Minas, urologista Pitangui segue link para marcação de consulta

( www.drleone.com.br) ou

Em caso de urgência, mande um whatsapp para 31-999193773

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Atendo os seguintes planos:

• aasmed
  • sul america
  • tratemge
  • unamgem

Agende agora sua consulta no link

O que deseja encontrar?