rx pedra nos rins

Pedra nos rins sintomas

Os cálculos renais ou pedra nos rins são uma importante causa de dor abdominal na população adulta. Os  principais sinais para se ligar o alerta sobre as pedras nos rins são enumerados abaixo e explicados:

• calafrios( tremores) : São geralmente causados devido ao aumento da temperatura do corpo , indicativo de que pode estar havendo uma infecção urinária.
  • febre : Geralmente causada por uma infecção urinária mais grave. Essa infecção ocorre devido a obstrução do canal urinário.
  • mudança no cheiro da urina : pode ocorrer devido a concentração da urina ou devido uma infecção.
  • vontade de urinar constantemente : causado geralmente devido a irritação que o cálculo renal causa ao ficar parado seja na bexiga ou no ureter.
  • dor nas costas( região lombar) :Essa dor ocorre devido a dilatação dos rins causada pela pedra nos rins. A pedra, ao obstruir o canal urinário, faz com que a urina dilate os rins e cause assim dor.
  • dor com irradiação para virilha, podendo se estender para testículos ou grandes lábios: a inervação dos rins e algumas estruturas da região vão para o mesmo local. Assim o corpo não consegue definir o local exato da dor.
  • dor que não permite o paciente ficar parado na mesma posição : ao contrário da dor muscular, onde o paciente necessita ficar mais quieto, pois cada movimento irá piorar a dor, a cólica renal é tão forte que o paciente não sabe o que fazer, e fica completamente atordoado para tentar resolver o quadro.
  • urinar diversas vezes seguida : as pedras podem ficar em regiões onde causam irritação local, seja na bexiga, ureter ou uretra. Além disso, a infecção de urina associada, pode piorar essa irritação.
  • queimação  ao urinar : a infecção de urina causada pelo cálculo renal pode causar esse ardor na urina.
  • presença de sangue na urina : a presença de sangue na urina irá causar uma mudança de cor na urina podendo a mesma ficar avermelhada, rosa, ou marrom. Esse sangue na urina ocorre por irritação da parede das vias urinárias.
  • sensação de choque ao urinar: quando o cálculo fica em um lugar que causa a dificuldade de saída da urina, ele pode causar uma dor intensa principalmente no final da micção.
  • Vômitos: as cólicas renais podem causar dor intensa e levar a pessoa a vomitar.

Procure sempre seu urologista em casos de sintomas e piora do estado geral.

Principais Perguntas em Consultório:

1) Pedra nos rins e infecção urinária: existe relação?

Sim, a infecção urinária pode ser decorrente de uma pedra obstruindo a passagem da urina, assim como algumas pedras pode perpetuar a infecção urinária.

2) Pedra nos rins na gravidez é perigoso?

Sim, pois pode causar infecção urinária que não é uma situação boa na gravidez, além do que não se pode usar muitas medicações durante a gravidez. Além disso, pode ser necessário uma cirurgia de urgência, o que pode desencadear um trabalho de parto antecipado.

3) Pedra nos rins emagrece?

Não existe essa relação, porém pessoas que fazem dietas para emagrecer podem vir a ter pedra nos rins.

4) Pedra dos rins e sangue na urina. Pedra nos rins faz urinar sangue?

Situação bastante comum, pois as pedras podem dilatar/e irritar os rins/ ureteres causando sangramento local.

5) Pedra nos rins e diabetes

Pacientes diabéticos podem ter uma maior predisposição a infecções graves quando têm calculos obstruindo canal da urina, sendo causa frequente de sepse urinária.

6) Porque pedra nos rins doi tanto?

Pois a obstrução da urina irá dilatar a capsula renal causando dor intensa, por ser uma região muito inervada.

7) Pedra nos rins o que tomar?

Até você se consultar com seu urologista, você pode tomar medicamentos para dor como dipirona, paracetamol, anti-inflamatórios.

8) Pedra nos rins é hereditário?

Sim, algumas famílias tem mais propensão a ter cáculos renais. O principal indicador é a idade jovem do paciente.

9) Pedra nos rins, qual médico procurar?

Urologista para tratamento e nefrologista para prevenção de novas pedras.

14) Cirurgia de pedra nos rins preço 2021?

Vai variar muito do tipo de cirurgia que será feita, do hospital, do material a ser usado, mas não é uma cirurgia muito barata, pois necessita-se de material extremamente delicado e efetivo para a realização.

caso tenha interesse em outros assuntos relacionados da urologia segue link

Dúvidas, urgências? Me ligue ou mande mensagem: 31995460906

Como fazer uma avaliação?

Fazemos atendimento especializado em Belo Horizonte( BH), Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Como Urologista BH,Urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, urologista pitangui atendo os seguintes planos:

• aasmed
  • sul america
  • tratemge
  • unamgem

Agende agora sua consulta no link

Em caso de urgência, mande um whatsapp para 31-999193773

O que deseja encontrar?