Câncer de próstata

Câncer de próstata

O cancer de prostata é um dos canceres mais comuns no homem, perdendo apenas para o câncer de pele. Ele tem cura? Em quem é mais comum? Quais os melhores tratamentos? Novembro azul, sinais e sintomas do cancer de prostata.

Vou resumir em forma de perguntas para ficar mais didático:

  1. cancer de prostata sintomas, sinais de cancer de prostata, sintomas de cancer de prostata em homens, cancer de prostata sintomas iniciais,

O câncer de próstata não costuma dar sintomas em suas fases iniciais. Com o passar do tempo e avançar da doença podem ocorrer diversos sintomas relacionados, tais como obstrução urinária em estágios avançados, dor óssea, febre, infecção urinária.

2. cancer de prostata tem cura?

sim e não, isto porque a doença pode ter vários graus, mas basicamente um tumor achado em estágio inicial vai ser curado praticamente com cirurgia (prostatectomia radical) ou radioterapia. Já tumores mais avançados ou intermediários, eu costumo dizer aos meus pacientes que ele nunca deve se considerar curado, pois há sempre o risco de recidiva e o paciente tem de manter vigilância contínua. Isso é motivo de tristeza? Talvez não, pois alguns tratamentos podem durar anos e anos.

3. quais os principais tratamentos para câncer de próstata? tratamento cancer de próstata, hormonioterapia cancer de prostata

Acompanhamento sem necessidade de cirurgia, cirurgia, radioterapia, braquiterapia, hormonioterapia, quimioterapia.

4. cancer de prostata em jovens é comum? cancer de prostata jovens, cancer de prostata antes dos 40 , cancer de prostata aos 20 anos

dizemos que é uma fatalidade, algo que não é esperado por ninguém.

5. como prevenir o cancer de prostata? câncer de próstata prevenção, como prevenir cancer de prostata? cancer de prostata como prevenir?

não há uma fórmula mágica, mas sabemos que uma vida saudável leva estatisticamente a menor possibilidade câncer no geral. Mas sabemos também que homens negros e paciente com histórico familiar tem mais propensão a desenvolverem a doença.

6. câncer de próstata grau 7 tem cura? câncer de próstata grau 8 tem cura? câncer de próstata grau 9 tem cura? câncer de próstata avançado tem cura?

O grau 7 tem sim, mas o paciente tem de fazer o acompanhamento durante pelo menos 5 anos, no intuito de avaliar recidivas. Já o Gleason 8, 9 e 10 não têm cura.

7. câncer de próstata o que é?

é um tumor que ocorre numa glândula do homem, localizada entre os testículos e o ânus (dai a necessidade do toque retal para avaliação). Essa glândula tem como função a produção de nutritentes para o espermatozóides.

8. cancer de prostata diagnostico, como ele é feito?

o diagnóstico exato sempre é feito pela biópsia da próstata, que irá dar uma estimativa precisa do grau do tumor pré- cirurgia.

9. tipos cancer de próstata, cancer de prostata tipos

tipo mais comum é o Adenocarcinoma de Próstata, que corresponde a aproximadamente 95% dos casos da doença. Os outros subtipos que existem são os tumores neuroendócrinos, urotelial e carcinoma intraductal.

10. cancer de prostata metastase, qual o local mais comum? cancer de prostata com metastase ossea

o tumor não tratado ou descoberto tardiamente tende a evoluir para metastases, sejam ela regionais, isto é, para a regiao pélvica, ou a distância, para locais como ossos, fígado, cerebral.

11. cancer de prostata novembro azul, de onde surgiu isso? cancer de prostata campanha

no dia 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, sendo que essa data deu-se o início do movimento na Austrália, sendo o bigode o símbolo do movimento. Um grupo de amigos resolveu chamar a atenção para a data deixando o bigode crescer.

12. cancer de prostata inca, o que é isso?

O Inca é o instituto nacional do câncer, um hospital responsável pelos dados nacionais de todos os tipos de canceres ocorridos no Brasil

13. o que se considera o câncer de prostata avançado?

é definido como um tumor em estágio de proliferação mais avançado. Pode ocorrer em dois momentos: pacientes que não fizeram diagnóstico de cancer em estágio precoce, e tumores mais agressivos ao diagnóstico

14. cancer de prostata idade, qual a relação?

a principal relação que sabemos é que a idade é o principal fator de risco para o cancer de próstata, ou seja, quanto mais velho maior a chance de você vir a desenvolver.

15. câncer de próstata causas, como ocorre o câncer de próstata? cancer de prostata fatores de risco

o câncer é causado por uma alteração na multiplicação celular. Dentres os fatores mais comuns para a desogarnização celular temos: idade avançada, histórico familiar de tumores de próstata, mau hábito alimentar, tabagismo, alterações genéticas, obesidade, sedentarismo, exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos do petróleo, fuligem.

16. injeção para cancer de próstata preço, remédio para câncer de próstata, injeção para cancer de prostata.

o arsenal terapêutico usado para prolongar a vida dos pacientes tem um custo elevado, pois são drogas que tiveram investimentos bilionários para serem descobertas e os fabricantes querem receber de volta o valor investido.

17. quem tem câncer de próstata sente dor? cancer de prostata doi?

nos casos avançados sentem sim

18. ervas para câncer de prostata, alguma funciona?

negativo, sem qualquer efeito

19. cancer de prostata radioterapia, quando é indicada? radioterapia para cancer de prostata.

o paciente ao ser diagnósticado com tumor de próstata vai discutir com seu urologista o melhor tratamento e o que ele deseja realizar. O tratamento padrão ouro( melhores resultados) sempre será a cirurgia. Porém, alguns pacientes não tem condições clínicas para realização da mesma. Nestes casos, opta-se pela realização da radioterapia como 1º escolha de tratamento. Após a cirurgia, alguns pacientes podem apresentar recidiva do tumor: eles irão realizar a radioterapia.

20. como identificar cancer de prostata? como detectar câncer de próstata?

Toque retal alterado e/ou alteração do psatotal, ressonância multiparamétrica da próstata com areas suspeitas, nódulos na próstata no ultrassom. Todos esses fatores indicam a realização de biópsia de próstata guiada por us transretal/ ressonância com sedação para diagnóstico definitivo.

21. quem tem cancer de prostata pode ter relações?

sim, sem problemas.

22. cancer de prostata causa impotencia? quem faz cirurgia de câncer de próstata fica impotente? cancer de prostata e impotência

o tumor em si não causa impotência sexual. A cirurgia, prostatectomia radical videolaparoscópica ou por robo pode sim levar a disfunção sexual, por necessidade de retirada dos nervos relacionados a ereção.

23. cancer de prostata cirurgia.

temos várias modalidades: curativa ou desobstrutiva. Paciente com quadro de tumor avançado que param de urinar, podem passar por uma RTU de próstata.

Já as cirurgias para tratamento dos tumores de próstata são: prostatectomia radical retro-púbica, prostatectomia radical video-laparoscópica, e prostatectomia radical robótica.

Todas são equivalentes em tratamento do tumor, porém as cirurgias menos invasivas que não necessitam corte tem maior chance de preservação do nervos( ereção) e da continência urinária.

24. cancer de prostata é hereditário?

quem tem pai, irmão e avôs com tumores de próstata tem maior chance de ter a doença.

25. cancer de prostata exame, qual exame dá o diagnóstico? como diagnosticar cancer de prostata?

apenas a biópsia da próstata.

26. como saber se o câncer de próstata está avançado?

pelo valor do psatotal, valores acima de 20 já nos dão um indicativo do avanço da doença. Para avaliar metastases usamos exames tais com pet-tc, ressonância.

27. cancer de prostata estatistica, cancer de prostata dados, cancer de prostata no brasil, cancer de prostata incidencia, cancer de prostata porcentagem

segundo tumor mais comum nos homens, perdendo apenas para tumores de pele.

No ano de 2020 em torno de 66 mil homens tiveram diagnóstico de câncer de próstata, o que dá em torno de 29% de todos os diagnósticos de câncer nos homens.

número de mortes: 16000/ ano

28. cancer de prostata pode matar?

claro, causam 16000 mortes por ano no Brasil, daí a importância da prevenção, que visa o diagnóstico precoce.

29. exames para cancer de prostata, quais são eles?

consulta com toque retal, psatotal, ultrassom com biópsia da próstata, ressonância multiparamétrica da próstata, cintilografia de corpo inteiro,

30. cancer de prostata benigno, existe isso?

é considerado hoje como um tumor benigno do ponto de vista de mortalidade, os tumores de classificação Gleasson 6, sendo que na maior parte das vezes os pacientes são apenas acompanhados não sendo necessária a cirurgia/ radioterapia. E por que isso ocorre? Pois esses tumores apesar do diagnóstico de câncer, têm evolução lenta e a grande maioria dos pacientes irá falecer de outras coisas.

31. cancer de prostata psa, qual a relação?

o psa total é exame que mostra alterações na próstata, sendo que ele deve ser interpretado sempre pelo seu urologista, pois ele não serve apenas para câncer de próstata, aumentando também nas prostatites e aumento da próstata.

31. cancer de prostata feminino, existe? cancer de prostata so da em homens? mulher pode ter cancer de prostata?

a próstata é um orgão exclusivo do sexo masculino, assim como o útero é um orgão exclusivo no sexo feminino.

32. cancer de prostata rastreamento, como ele é feito?

O homem, após os 45 anos, obrigatoriamente tem um encontro marcado com um urologista. Ele tem de fazer a prevenção/ rastreamento do câncer de próstata. E como isso é feito? historia clínica dos sintomas, exames laboratoriais( incluindo o psatotal e urina rotina) e o famoso toque retal

33. cancer de prostata aos 90 anos, o que deve ser feito?

A grande maioria dos homens tende a ter tumor de próstata ao longo da vida, principalmente em idades mais avançadas. Mas cada caso é um caso, não devemos generealizar e dizer que aos 90 anos esse paciente não precisa de tratamento/ acompanhamento, pois ele não irá viver muito.

34. como o câncer de próstata pode matar?

se disseminando pelo corpo. Qualquer câncer compete pelos nutrientes que o corpo precisa, desta forma o câncer compete pelos mesmos nutrientes que outras células que possuimos, levando a um quadro de fraqueza generalizada e perda de funções dos orgãos.

35. testosterona e cancer de prostata, qual a relação?

são várias relações existentes, mas de uma forma geral, nunca deve ser realizada reposição hormonal sem o devido rastreamento do tumor de próstata.

36. cancer de prostata e alimentação

pacientes obesos têm tendência a terem tumores mais agressivos, e maus hábitos alimentares predispõem a tumores em geral.

37. cancer de prostata sangra?

sim, pode haver tanto sangramento visto a olho nu, como pelo microscópio, a chamada hematúria ou sangue na urina.

38. cancer de prostata fisioterapia

a fisioterapia do assoalho pélvico é indicada em pacientes que estão apresentando incontinência urinária após a prostatectomia radical.

39. cancer de prostata diagnostico precoce

esse é o objetivo do toque retal e da consulta urológica anual, evitar diagnósticos tardios, cânceres avançados.

40. cancer de prostata maligno tempo de vida, cancer de prostata avançado tempo de vida,

não existe essa equação, normalmente quanto mais agressivo menor a sobrevida e possibilidade de tratamento.

41. cancer de prostata pode voltar apos a cirurgia?

sim, com certeza, por isso o paciente tem de ser avisado que deve fazer o acompanhamento com seu urologista por 5 anos.

42. remedio caseiro para cancer de prostata, ele existe? como curar cancer de prostata naturalmente?

sim, ir ao consultório do seu urologista. Santo de casa não faz milagre infelizmente.

43. cancer de prostata pega na parceira? cancer de prostata é transmissível?

negativo, ele não é transmissível

44. radioterapia cura cancer de prostata?

sim, existem homens que só realizam sessões de radioterapia e se curam totalmente.

45. alimentos que previnem o cancer de prostata, eles existem?

o que se sabe que uma dieta composta de folhas e frutos a longo prazo tende a ser mais eficaz para evitar o desenvolvimento de tumores. Já o tomate, que tem o licopeno como um antioxidante em sua composição, pode sim prevenir em alguns estudos. Mas na prática clínica não é usado largamente, sendo considerado um fitoterápico.

46. sintomas de cancer de prostata em homens jovens

não há

Agendar Consulta Agora

Estou a disposição para avaliação e consulta. Caso necessite um urologista BH , urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana ou urologista Pará de Minas, urologista Pitangui segue link para marcação de consulta

www.drleone.com.br) ou

Em caso de urgência, mande um whatsapp ou ligue para 31995460906

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia. Atendo os seguintes planos:

  • aasmed
  • aeronautica
  • allianz
  • amagis
  • amil
  • ammp
  • assefaz
  • ASSEMBLÉIA/PRELEGIS
  • banco central
  • bh trans
  • bradesco saúde
  • caarf
  • capesesp
  • care plus
  • camed
  • cassi bh
  • cemig saúde
  • cenibra
  • cnen
  • conab
  • copass
  • desban
  • embratel
  • fundação saude itau
  • fundaffemg
  • gama
  • life empresarial
  • marinha do brasil
  • mater dei
  • mediservice
  • omint
  • pame ( embratel)
  • planassite
  • porto seguro saude
  • petrobrás distribuidora
  • petrobras regap
  • premium saude
  • proasa
  • pró-social/ justiça
  • postal saude/ correios
  • saude caixa
  • seias
  • serpro
  • sistema paulista
  • sindfisco/ unaf.saúde
  • sul america
  • tratemge
  • unamgem

Agende agora sua consulta no link

https://aol.imedicina.com.br/#/event/10750/880431

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp