Início » Blog » O Que É Hidronefrose?

O Que É Hidronefrose?

hidronefrose

Hidronefrose é o nome que se dá para a dilatacão das vias urinárias (ureter, pelve renal, rins), podendo causar dor, cólica renal e perda de função dos rins

1. hidronefrose é grave?

sim, todas às vezes que nos deparamos com um exame de imagem, seja ele uma tomografia ou ultrassom mostrando essa dilatação, nós temos de resolver essa situação, pois caso contrário, haverá perda da função renal.

1. hidronefrose leve, hidronefrose grau 1

ocorre uma dilatação da pelve renal apenas

1. cid hidronefrose

n13, n13.1, n13.2

1. hidronefrose bilateral, o que temos de pensar?

basicamente em uma doença que está causando obstrução na saída da urina na parte mais baixa do sistema urinário ou calculos renais bilaterais. Em relação as doenças temos: valvula de uretra posterior, refluxo vesico ureteral, estenose de uretra, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata em estágios mais avançados, problemas de esvaziamento na bexiga( bexiga hipoativa), estenose de jup ( estreitamento na saída do rim com o ureter).

1. hidronefrose precisa de cirurgia?

em alguns casos sim, tais como aumento da próstata, pedra nos rins e ureteres, estenose de uretra, valvula de uretra posterior, câncer de próstata, refluxo vesico ureteral.

1. hidronefrose fetal, como descobrir?

através da realização do pré-natal com o obstetra ginecologista, é realizado ultrassom que irá identificar e procurar entender a causa e agilizar o tratamento.

1. hidronefrose é reversível?

nos casos leves e moderados sim, após resolução do fator causador. Já nos casos graves, haverá sequelas( perda da função do rim).

1. hidronefrose grau 2, hidronefrose moderada

nesse caso já ocorre dilatação da pelve renal e cálices renais, porém sem comprometimento da função renal

1. hidronefrose renal, o que é hidronefrose no rim?

termo usado para dilatação das estruturas renais( pelve, cálices, )

1. medicamento usado para hidronefrose

usamos medicamentos apenas nos casos em que a causa seja na próstata ou bexiga, causando hidronefrose bilateral, ou quando há um calculo pequeno no ureter

1. hidronefrose se cura sozinha?

negativo, somente nos casos que há expulsão do cálculo renal que estava obstruindo o canal urinário

1. sintomas de hidronefrose, quais são eles?

o paciente pode ter dor lombar, nauseas, vômitos e febre nos casos mais graves que estejam evoluindo para infecções graves.

1. ausência de hidronefrose, o que significa?

significa que seus rins estão normais e sem dilatação.

1. remédio caseiro para hidronefrose, existe algum?

negativo

1. hidronefrose grau 3

é quando já ocorre uma dilatação moderada de todo o rim, levando a prejuízo na função renal

1. quem tem hidronefrose pode beber muita agua?

tomar muita água pode piorar as dores do paciente, pois ocorrerá uma dilatação ainda maior, levando a piora da dor lombar.

1. hidronefrose na gravidez

ocorre na maioria das grávidas, devido à compressão do útero gravídico sobre os ureteres, impedindo a passagem de urina normalmente

1. hidronefrose ultrassom

é o exame mais usado nos diagnósticos iniciais, e em muitos casos, apenas com uso do ultrassom, o urologista já é capaz de chegar a um diagnóstico e planejar o tratamento.

19. tratamentos para hidronefrose, como tratar hidronefrose?

vai depender muito da causa: mas basicamente nos cálculos iremos realizar ureterolitotripsia, ou nefrolitotomia percutânea; na estenose de jup, iremos realizar a pieloplastia, no aumento de próstata iremos realizar a cirurgia de rtu( raspagem da próstata), e em casos clínicos com uma bexiga que contrai pouco iremos indicar a sondagem vesical intermitente( passar sonda de alívio de 6 em 6 horas).

20. hidronefrose a direita, o que seria isso?

seria a dilatação do rim direito, podendo levar a dores lombares a direita.

21. hidronefrose congenita, existe isso?

Sim, o paciente pode nascer com dilatação dos rins. As principais causas são: válvula de uretra posterior, estenose de jup.

22. hidronefrose bilateral fetal, como é feito o diagnóstico?

através do ultrassom nas consultas pré natais da gestante.

23. uretero hidronefrose, o que é isso?

é a dilatação das vias urinárias começando a partir do ureter. Normalmente causado por cálculos renais ou um útero gravídico comprimindo os ureteres.

24. hidronefrose tem cura?

sim, precisamos primeiro identificar a causa e darmos sequência ao tratamento.

25. hidronefrose grau 4

é quando ocorre uma dilatação de todo o rim e essa dilatação já destrói tecido renal, levando a prejuízos irreversíveis para os rins, isto é, a função renal será prejudicada para o resto da vida.

26. hidronefrose grau 1 tratamento

precisamos primeiro dar o diagnóstico e a seguir escolher a melhor opção.

27. hidronefrose cateter duplo j, quando se faz necessário?

em todos os pacientes que estão com cálculos impactados nas vias urinárias. O intuito do cateter é desobstruir a via urinária e diminuir a hidronefrose

28. hidronefrose severa, ela reverte?

negativo, haverá sempre um prejuízo para os rins.

hidronefrose severa em rim direito

29. hidronefrose leve no rim direito, o que devo fazer?

procurar seu urologista que juntamente com os dados clínicos e história colhida, irá pedir provavelmente uma tomografia de abdome e pelve.

30. hidronefrose cirurgia, sempre é necessária?

negativo, em alguns casos quando o problema é na bexiga, ou gravidez, não se faz necessária a cirurgia.

31. hidronefrose leve bilateral, o que pode ser?

pensamos principalmente no aumento da próstata em homens, e uma bexiga pouco funcionante em ambos os sexos.

32. hidronefrose a esquerda, hidronefrose leve a direita, hidronefrose leve a esquerda, qual a principal causa?

um cálculo renal que está parado em alguma parte das vias urinárias, causando obstrução da urina e hidronefrose nos rins

33. hidronefrose causas, quais as principais?

pedra nos rins, pedra no ureter, hiperplasia prostática benigna, bexiga hipocontrátil, valvula de uretra posterior, estenose de uretra, estenose de jup, refluxo vesico uretral.

34. estenose de jup e hidronefrose, o que é isso?

quando há na saída dos rins e entrada do ureter uma estenose, é denominado estenose de jup. Nesses casos o tratamento é cirurgia, chamada pieloplastia, realizada por video-laparóscopia, com excelentes resultados.

35. hidronefrose tomografia, é necessária?

sim, alguns casos, tais como em algumas pedras nos rins/ pedra nos ureteres, apenas com o ultrassom conseguimos definir a conduta. Porém, em todos os casos onde há dúvidas, sempre iremos realizar outros exames complementares, principalmente a tomografia de abdome e pelve com ou sem contraste venoso.

36. ureterolitiase com hidronefrose, o que deve ser feito?

A depender do tamanho do cálculo, na maioria dos casos será feita a cirurgia curativa, ureterorrenolitotripsia rígida ou flexível a laser.

37. hidronefrose na gravidez tratamento

a hidronefrose na gravidez normalmente é considerada uma variação benigna, mas em alguns úteros gravídicos podem ficar tão grandes que pode comprimir muito o ureter, levando a necessidade de passagem do cateter duplo j, principalmente nas pacientes com infecções urinárias contínuas.

38. nefrolitiase com hidronefrose, como conduzir?

pedra nos rins que causam hidronefrose normalmente estão impedindo o correto fluxo urinário e desta maneira vão precisar sempre de cirurgia, seja ela ureterorrenolitotripsia flexível a laser ou a nefrolitotomia percutânea.

39. hidronefrose obstrutiva, este termo está correto?

esse termo é uma redundância, pois o simples fato de se ter hidronefrose já caracteriza uma obstrução do fluxo de urina.

40. quem tem hidronefrose pode beber cerveja?

antes de beber sua cerveja você deve ter um diagnóstico preciso do que está acontencendo.

41. hidronefrose causa dor? hidronefrose doi?

sim, pois ocorre distensão do rim acometido levando a dor importante. A dor é um sinal de alarme que algo está acontecendo.

42. remédio para hidronefrose, qual o melhor?

não existe uma remédio para hidronefrose, existe medicação ou tratamento cirúrgico para a doença que está levando a essa dilatação.

43. hidronefrose usg, o que seria isso?

usg é a abreviação de ultrassom.

44. hidronefrose com obstrução por calculose renal e ureteral, o que deve ser feito?

procurar seu urologista, para marcar sua cirurgia. Essa cirurgia deve ser feita o quanto antes, sob risco de perda de função do rim acometido.

45. hidronefrose pode matar? hidronefrose é perigoso?

sim, com certeza, pode levar a um infecção urinária grave e sepse, ou a uma insuficiência renal ( parada de funcionamento dos rins), que levará o paciente a ter de realizar diálise.

46. ureter hidronefrose

é quando a dilatação dos rins alcança o ureter, que é a comunicação do rim com a bexiga. Pode ser por aumento da próstata, cálculos, estenose de uretra, refluxo.

47. hidronefrose aguda

termo usado para indicar que a dilatação aconteceu recentemente e não é um quadro crônico.

48. hidronefrose diagnóstico, como é feito?

sempre por algum exame de imagem( ultrassom, tomografia, ressonância, uretrocistografia, rx com contraste)

49. hidronefrose causa dor nas pernas?

pode levar a dor na raiz da coxa

50. hidronefrose é comorbidade?

até ser resolvida sim

51. dieta para hidronefrose renal

não há uma dieta específica, mas pacientes com calculos renais devem diminuir a ingesta de sal e proteinas.

52. fimose pode causar hidronefrose?

sim, em pacientes que não conseguem urinar corretamente devido fimose importante, pode levar a uma lentificação do fluxo urinário.

53. Posso realizar minha consulta/avaliação por teleconsulta/ telemedicina?

positivo.

Cirurgias nos principais hospitais de BH ( Mater Dei BH, Vila da Serra, Uromaster).

Procure sempre seu urologista, e mantenha seus exames em dia.  Urologista BH, urologista Nova Lima, urologista Nova Serrana, Urologista Pará de Minas, Urologista Pitangui